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segunda-feira, 7 de março de 2011

Hierarquia espiritual de um centro Umbandista

  • Babalorixá (homem) ou Ialorixá (mulher)
O grau mais alto do centro ou terreiro. É quem dirige e tem toda a responsabilidade espiritual sobre o centro. É quem prepara as imantações. Cuida dos assentamentos. Prepara os médiuns, determinando toda a diretriz espiritual, não só do treinamento como também das giras públicas.
  • Pai-pequeno ou mãe-pequena
É quem vem logo abaixo do Babalorixá e pode substituir o chefe do terreiro nos treinamentos e como chefe da gira.
  • Ogã
São aqueles que cantam, puxam as curimbas e tocam os atabaques. Eles tem que conhecer bem os pontos de gira sempre mediante orientação do babalorixá. Também são eles que preparam os novos ogãs.
  • Chefe da Gira Pública
É o responsável pelas giras de público, de consulta. Normalmente é o próprio babalorixá, mas as vezes é um médium categorizado para isso. Ele deve dirigir todo o trabalho espiritual da gira desde a abertura até o fechamento.
  • Médiuns de trabalho
São os que prestam caridade diretamente ao público, os que incorporam as entidades. Precisa ter todo um preparo mediúnico, com sua firmeza, roupas, guias, banhos de descarrego, imantações e honestidade espiritual.
  • Médiuns em desenvolvimento
São os médiuns que estão em treinamento, aprendendo e absorvendo as vibrações numa fase preparatória.
  • Cambono (homem) e Samba (mulher).
São aqueles que auxiliam no atendimento das entidades. O cambono deve preparar antes da gira, tudo que a entidade necessita, como charuto, vela, papel, lápis, bebidas.

É importante frisar que o cambono para ser bom, deve ser preciso e discreto, não participando, nem ouvindo, a conversa entre a entidade e o consulente da assistência.

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